A nuvem é a força motriz que impulsiona as organizações digitais de hoje.
De acordo com a Gartner, uma das principais empresas de pesquisa e consultoria do mundo, o gasto global do usuário final com serviços de nuvem pública deve chegar a quase US$ 600 bilhões em 2023. As estatísticas indicam a popularidade ainda crescente dos serviços de computação em nuvem, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados e aplicativos de software.
Em um mundo pós-Covid, trabalhar em casa ou em modelos híbridos é a nova realidade. A computação em nuvem permitiu uma transição suave de serviços e provedores para plataformas on-line.
As empresas podem explorar os serviços em nuvem para obter resultados muito superiores por uma fração do custo dos sistemas de TI locais. Ter os dados de sua empresa em servidores remotos permite um alcance mais fácil e mais amplo aos clientes, possibilitando o crescimento. Vejamos o exemplo de uma companhia de seguros. O uso de servidores remotos para gerenciar seu grande banco de dados de seguradoras permitiria flexibilidade, escalabilidade e eficiência de custos. Além disso, o gerenciamento inteligente de dados pode fornecer percepções de alto impacto sobre o comportamento, as preferências e o perfil de risco dos clientes.
“A computação em nuvem é indispensável para o setor de seguros, pois é adaptável às necessidades comerciais individuais e permite a liberdade de escalonamento.Optar por serviços em nuvem lhe dá a facilidade de alugar espaço para armazenamento de dados e aproveitar o poder da computação”, explica Randall Perrey, CSEO da ADROSONIC.
Como especialista em computação em nuvem, Perrey está bastante entusiasmado com as possibilidades dessa tendência tecnológica crescente, especialmente no setor de seguros. “O serviço de nuvem oferece muita flexibilidade a uma empresa de seguros. Sua empresa pode ter uma grande quantidade de dados. Você pode armazená-los com segurança na nuvem, mas não quer computar em cima deles, não quer trabalhar muito com eles o tempo todo, talvez apenas durante certas partes do ano. A temporada de renovação é um bom exemplo disso. Portanto, sua empresa pode estar pagando por seus dados, mas não precisa necessariamente pagar por todo o poder de computação, além desses picos e depressões. Você pode alugar o serviço de acordo com sua necessidade.”
“Isso vale para qualquer setor, não apenas para seguros. Uma nova empresa iniciante pode optar por ambas as instalações ou pode alugar as duas de forma independente. A escalabilidade dos serviços em nuvem é ideal para empresas iniciantes menores, porque elas podem começar com pouco dinheiro e pagar pouco. E, à medida que a organização cresce, ela pode ampliar seu segmento de TI sem um grande investimento de capital, sem ter que se preocupar com data centers, sem precisar de mão de obra extra para garantir a segurança da rede. Todas essas coisas podem ser adquiridas dos provedores de nuvem.”
A empresa de consultoria MarketsandMarkets previu que o mercado global de computação em nuvem atingirá US$ 1.240,9 bilhões até 2027, crescendo a um CAGR de 17,9%.
Randall Perrey supervisiona o desenvolvimento, a segurança e as operações (DevSecOps) da ADROSONIC. Ele tem doutorado em Arquitetura de Sistemas Empresariais e é especialista em computação em nuvem e desenvolvimento do Salesforce. Com mais de 20 anos de experiência em setores regulamentados, como o bancário e o de seguros, Randall é o especialista mais indicado para orientar sobre as últimas tendências tecnológicas.

